quinta-feira, 25 de março de 2010

Olimpo 2010 em directo na Beira TV

Tal como o FITAS 2009, a quinta edição do Festival de Tunas Femininas de Castelo Branco terá transmissão integral ao vivo desde o Cine-Teatro Avenida, acompanhamento nas redes sociais e interacção permanente com os internautas

Depois da edição comemorativa do décimo aniversário do FITAS, o emblemático festival de tunas masculinas cuja transmissão televisiva, em Maio de 2009, se prolongou por quatro horas e meia (ver promo e compacto), a Beira TV aposta agora em força no Olimpo 2010.

Desta feita, tunos e tunossauros cedem o palco do Cine-Teatro Avenida às meninas, moças, aias e senhoras que na sexta-feira, dia 26 de Março, a partir das 21:30, irão animar o público albicastrense com as suas vozes, bandolins, cavaquinhos, quitarras, violinos, acordeões, bombos ou pandeiretas.

Organizado pela Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco (TAFIPCB), o quinto Festival de Tunas Femininas da cidade conta com a participação de seis formações (quatro em competição e duas extra-concurso), que depois do passa-calles irão mostrar o que valem.

A disputarem os prémios de Melhor Tuna, Segunda Melhor Tuna, Tuna mais Tuna, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Passa Calles e Melhor Original estarão a Afrodituna – Tuna Feminina da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, na Póvoa do Varzim; a In’Spiritus Tuna – Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz, no Monte da Caparica; a Tuna Feminina da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; e a Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.

Em cena juntam-se as duas maiores tunas do politécnico: a anfitriã TAFIPCB, como habitual nestes encontros; e a Castraleuca, responsável pelo FITAS e homóloga masculina da tuna organizadora do Olimpo.

Naquele que é o sexto directo do canal (o primeiro foi em Belmonte, em Outubro de 2008), a Beira TV volta a mobilizar quase todos os meios técnicos audiovisuais da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contando com uma equipa formada por uma dezena de alunos daquela instituição e de outras escolas do IPCB. Exemplo disso são as quatro câmaras que irão estar ao serviço do evento (três no auditório e uma nos bastidores) para mostrarem todos os pormenores do segundo festival de tunas académicas mais conhecido da cidade.

Para além dos comentários em directo e das intervenções pontuais com as vedetas da noite, recorde-se que a emissão tem presença diferenciada em cada uma das plataformas da Beira TV e nas redes sociais, reforçando-se assim a interacção com os internautas. A cobertura do Olimpo fica completa com vídeos dos bastidores a disponibilizar no YouTube, o acompanhamento em tempo real no Twitter e a criação de um álbum de fotos no Facebook, a ser preenchido durante o espectáculo.

A transmissão pode ser acompanhada no sítio da Beira TV ou em ecrã completo neste endereço temporário, devendo o utilizador instalar o programa Quick Time Player, o qual pode ser descarregado aqui, ou um reprodutor de vídeo compatível, bastando depois colocar o atalho anterior na opção “Abrir URL...” do menu “Ficheiro”. Já durante a emissão, e caso o streaming tenha sido interrompido, recarregue alguns segundos depois a página principal da Beira TV ou faça de novo play no leitor de vídeo.

- Vídeo promocional:

2 comentários:

Unknown disse...

alguem me esplica pk nao consigo ver o festival mesmo depois de ja ter instalado o programa???

Jorge Costa disse...

Miguel,
tendo em conta a altura em que enviou a sua mensagem (uma hora antes do arranque da emissão), é normal que não conseguisse visualizar o streaming porque simplesmente ainda não estava activo.
De resto, mais nenhum internauta reportou problemas na recepção durante o directo (21:30-2:00).
De todas as formas, pode sempre visualizar os extras (www.youtube.com/beiratv) e o compacto do festival (www.beiratv.pt).