sábado, 22 de novembro de 2008

Avondano Ensemble em directo na Beira TV

Numa emissão a partir do Museu da Música, o quarteto recupera as únicas obras conhecidas do compositor lisboeta, utilizando um violoncelo e um cravo do século XVIII

Depois de em Outubro ter sido a televisão oficial do jamboree mundial escuta em Portugal, numa emissão experimental ao vivo que se prolongou por três dias, a 27 de Novembro, a partir das 19 horas, a Beira TV ruma até ao Museu da Música, em Lisboa, para transmitir em directo o concerto do Avondano Ensemble.

O museu da estação de metro de Alto dos Moinhos acolhe este quarteto concentrado na figura do compositor do violinista e violoncelista setecentista João Baptista André Avondano, membro da Orquestra da Real Câmara e de uma dinastia de músicos de origem italiana, naquela que foi uma das mais importantes famílias de instrumentistas profissionais em Portugal durante o século XVIII. Uma homenagem ao compositor lisboeta marcada pela intervenção de dois dos instrumentos mais valiosos da colecção do museu: o violoncelo Stradivarius (1725), o único em Portugal do construtor italiano e um dos 25 do seu mais famoso modelo, vendido por um professor do conservatório de Paris ao rei D. José I; e o cravo português de Joaquim José Antunes (1758), restaurado há duas décadas na Alemanha e de novo intervencionado há dois anos no Museu da Música.

Instrumentos históricos que, aliás, foram os protagonistas principais do primeiro CD do Avondano Ensemble, trabalho duplo lançado este ano. O destaque vai agora para a edição critica das partituras das quatro sonatas para violoncelo e baixo contínuo e dos dois duetos para dois violoncelos que Avondano outrora dedicou ao monarca lusitano, e que se encontravam na Biblioteca de Berlim. Publicadas em Paris e Lyon, e sem qualquer registo nas bibliotecas ou arquivos portugueses, estas são as duas únicas obras hoje existentes do autor, de resto ainda pouco conhecido no país.

Constituído pelos violinistas Catherine Strynckx e Miguel Rocha, ambos docentes na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, bem como pelo cravista João Paulo Janeiro e pelo contrabaixista Adriano Aguiar, o Avondano Ensemble procura estudar e divulgar a música instrumental dos pós-barrocos europeus, em particular a cultivada em Portugal entre o final do século XVIII e o início do século XIX, concentrando-se na obra dos compositores da família Avondano.

- Reportagem Avondano Ensemble:



- Reportagem Museu da Música:


- Recital Avonano Ensemble (parte 1 de 3):


- Recital Avonano Ensemble (parte 2 de 3):


- Recital Avonano Ensemble (parte 3 de 3):



- Promo emissão em directo:


- Emissão em directo, versão streaming (parte 1 de 3):


- Emissão em directo, versão streaming (parte 2 de 3):


- Emissão em directo, versão streaming (parte 3 de 3):

Sem comentários: