terça-feira, 29 de setembro de 2009

Autárquicas 2009 na Beira TV e na Localvisão

Na semana que antecede as eleições autárquicas, um debate de sessenta minutos junta frente a frente os cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Castelo Branco

Na semana que antecede as eleições autárquicas de 11 de Outubro, as web tv’s Beira TV e Localvisão TV realizam um debate de aproximadamente uma hora com os candidatos à presidência da principal câmara municipal do distrito.

Em cima da mesa, naquele que é o primeiro frente-a-frente televisivo do género a nível regional, estarão quatro grandes temas transversais. Um espaço adicional de discussão onde os cinco proponentes à presidência da autarquia de Castelo Branco poderão apresentar e defender as suas propostas e respectivos pontos de vista sobre alguns dos assuntos de maior interesse para o eleitorado do concelho.

O debate terá lugar a 7 de Outubro, a partir das 21 horas, nos estúdios do Cybercentro de Castelo Branco, onde funciona a delegação da Localvisão, sendo disponibilizadas a partir do dia seguinte a transmissão contínua e on demand, em simultâneo no portal da Beira TV, entidade responsável pela gravação dos encontros, e no canal de Castelo Branco da Localvisão TV.

O frente-a-frente contará com as presenças de Gonçalo Fabrício (BE), Luís Paixão (CDS-PP), Francisco Costa (CDU), Joaquim Morão (PS) e Manuel Eusébio (PSD), numa discussão pública moderada pelos jornalistas Jorge Costa, da Beira TV, e Dina Vaz, da Localvisão.

Ao contrário do que estava previsto, e dada a indisponibilidade de todos os nove convidados em participarem, de fora ficam os debates com os candidatos às autarquias do Fundão e Covilhã.

- Genérico do debate (versão Castelo Branco):


- Genérico do debate (versão Fundão) - CANCELADO:

- Genérico do debate (versão Covilhã) - CANCELADO:


domingo, 20 de setembro de 2009

Directos da Beira TV no arranque do IFIF 2009

Problemas técnicos de última hora impediram-nos de emitir em directo as nove entrevistas que realizámos no Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova) com alguns dos responsáveis e intervenientes na 8ªConferência Europeia de Geoparques, da responsabilidade da Rede Europeia da Geoparques da UNESCO e desta feita organizada pela Naturtejo. Para já, estas podem ser visualizadas no sítio da Beira TV, em versão streaming. Eis a lista:

- Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do geoparque Naturtejo;
- João Carlos Nunes, coordenador científico da candidatura do terceiro geoparque português, vulcanólogo e docente na Universidade dos Açores;
- Artur Abreu Sá, coordenador científico do Geoparque de Arouca, paleontólogo e docente no departamento de geologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
- Álvaro Rocha, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova;
- João Gomes Cravinho, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação;
- José Brilha, responsável pelo mestrado em Património Geológico e Geoconservação e docente no Departamento de Ciências da Terra na Universidade do Minho;
- Nickolas Zouros, coordenador da Rede Europeia de Geoparques e director do Museu Natural de História da Floresta Petrificada de Lesvos (Grécia);
- Ross Dowling, da Faculdade de Economia e Direito da Universidade Edith Cowan (Austrália);
- Maria Manuela Catana, responsável pelos programas educativos do geoparque Naturtejo.

Menos problemática, mas não menos complexa em termos de logística nem tão pouco isenta de dificuldades, foi a emissão que fizemos a 14 de Setembro, a partir de Penha Garcia, junto ao Vale do Ponsul, entre as 19 horas e a meia noite, no arranque do 1ºIdanha Film & Internet Festival (IFIF). Aqui ficam os momentos mais importantes das entrevistas:

- Jorge Fialho, director do IFIF (parte 1):


- Jorge Fialho, director do IFIF (parte 2):


- Armindo Jacinto, presidente conselho de administração Naturtejo (parte 1):



- Armindo Jacinto, presidente conselho de administração Naturtejo (parte 2):


- Andreas Schueller, gestor científico Geoparque Vulkaneifel (Alemanha):



- João Oliveira, porta-voz projecto Green Tube:


- Paulino Costa, Grupo Estudo Património Espeleológico Açores:

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Festival de Cinema Documental em directo na Beira TV

Durante três dias, o canal acompanha ao vivo, a partir de Penha Garcia e Idanha-a-Nova, o primeiro festival de documentários dedicados ao ambiente e o oitavo encontro internacional de geoparques, que decorre em simultâneo.


Um ano depois da sua estreia nas emissões em directo, entre 14 e 16 de Setembro a Beira TV ruma até zona da raia onde irá ser a televisão oficial do primeiro Idanha Film & Internet Fest (IFIF), o Festival de Cinema Documental e Internet de Idanha-a-Nova.

O arranque da sexta transmissão ao vivo do canal está previsto para as 18 horas de segunda-feira, dia 14, junto ao Vale do Ponsul, em Penha Garcia, tendo como momento alto o espectáculo luminotécnico “Docs On The Rocks”, projecção ao ar livre numa tela rochosa com 600 milhões de anos do filme “Baraka”, de Ron Fricke, exibido pela primeira vez em Portugal.

No dia seguinte a Beira TV ruma até ao Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, para acompanhar o encontro de representantes dos geoparques europeus e a exibição de meia centena de filmes sobre estes espaços, o ambiente e a preservação da natureza, a projectar no anfiteatro do CCR, no castelo da vila e na Escola Superior de Gestão. Entre eles está o documentário “Geopark Naturtejo – Um Oásis na Europa”, de Jorge Fialho, uma estreia mundial com transmissão simultânea na Beira TV.

O IFIF, evento organizado pela Associação Histórias do Mundo, pretende apostar em produções que criem uma consciência ambiental e dar a conhecer a região no estrangeiro através do cinema independente. A edição inaugural, concentrada na conservação do património natural, coincide com a oitava conferência dos geoparques europeus, que este ano reflecte sobre os novos desafios do geoturismo.

Recorde-se que a transmissão engloba entrevistas com os principais intervenientes, comentários em português e inglês e reportagens realizadas no local, tendo também acompanhamento em tempo real no Twitter. Tal como em emissões anteriores, mais tarde será disponibilizado um compacto informativo no portal da Beira TV.

- Vídeo promocional (português):


- Promotional video (english):

- Separador de continuidade: